Boas, vou estrear o blog a agradecer a quem está a ler, vai ser no fundo um pequeno espaço de reflexão e de partilha de vivências que vou tendo, quer seja no contexto de viagens ou até do próprio quotidiano.
Há uns dias estive a dar umas direções a dois turistas que me abordaram na paragem de autocarro, quando ao fim de alguma conversa bem humorada, e tinha a tarde livre, decidi que iria dar um passeio pelo centro do Porto com eles, e assim os ajudaria a descobrir certos pontos da cidade.
Fizemos o seguinte roteiro:
Santa Luzia: de autocarro até à Trindade - Aliados - Clérigos - Mercado Ferreira Borges - Ribeira - Cais de Gaia - Ribeira - Sé do Porto - São Bento - Aliados - Clérigos - Praça dos Leões - Aliados.
Eles eram da Turquia, da capital - Istambul - e ficaram maravilhados com a beleza e paisagem que só a Invicta tem. Contudo, também ficaram surpreendidos com a população envelhecida da cidade, que é algo que contrasta com a realidade do país deles.
À conversa na esplanada na Ribeira, falámos de como realmente era diferente o Porto comparativamente à cidade deles, não só em termos culturais e estéticos mas também, por exemplo, em termos demográficos (são cerca de 20 milhões de habitantes só em Istambul, o dobro da população de Portugal).
Houve a sorte de termos tido um dia bonito, de céu aberto e temperatura amena, sendo muito agradável para dar uma boa caminhada.
Foi uma tarde diferente pois aprendi coisas novas e pude de certa forma observar como é que somos vistos pelos olhares de fora do meu quotidiano.
Não há melhor riqueza do que aquela que adquirimos com os acasos que vamos encontrando pela nossa vida.

Sem comentários:
Enviar um comentário